Conhecer o Porto Santo

História do Porto Santo  

Picture
    
       
A ilha do Porto Santo foi descoberta em 1418 por João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira. Pensa-se que esta descoberta terá ocorrido durante uma viagem de reconhecimento da costa marroquina, requerida pelo Infante D. Henrique.


         Em 1425, começaram a viajar para a Madeira com intenções de povoamento e colonização.

         Reza a história que a chamaram de “Porto Santo” por terem encontrado uma costa calma, onde atracaram após uma violenta tempestade no Oceano Atlântico.




                                 O povoamento e capitania do Porto Santo

 
        Em 1446, Bartolomeu Perestrelo recebe a capitania do Porto Santo, cargo que ocupava já há alguns anos (capitão donatário) mas que só neste ano foi formalizado.



Ao longo dos séculos, a agricultura assumiu grande importância na subsistência da população, que, sendo dependente desta prática, passou tempos de fome quando as colheitas se revelavam insuficientes para alimentar toda a população. Predominavam as culturas cerealíferas: o trigo, o centeio, a cevada, a aveia e, mais tarde, o milho.

 

A primeira actividade lucrativa terá sido a da extracção do “sangue-de-drago” dos dragoeiros. Esta actividade teve um efeito negativo no equilíbrio ecológico da ilha, provocando a falta de cobertura vegetal sobre o solo, expondo-o ao vento salgado e ao sol, o que levou à seca, prejudicando a actividade agrícola.




                     A Vila e o seu desenvolvimento

                                              Primeiro núcleo de povoamento
 

     Pensa-se que uma das primeiras construções da ilha, senão mesmo a primeira foi o antigo edifício da Câmara Municipal, situado no Largo do Pelourinho. Estrategicamente localizado, fica junto à igreja matriz, bem como o edifício em frente, do tribunal e o da Delegação do Governo Regional, à direita. O antigo edifico da Câmara terá sido utilizado como sede da administração concelhia quando o Porto Santo foi elevado a concelho em 1835. Até à década de 40 do séc. XX, uma parte do edifício serviu de cadeia.  

Picture

Edifício do Tribunal

Picture

Antiga Câmara Municipal

Curiosidade:

    Para que conste: o nome da localidade em torno da actual ribeira do Tanque era conhecida como Valeira devido ao vale da ribeira. No entanto, com a vinda de colonos que pronunciavam o V como B, o nome acabou por tornar-se Baleira. Quando esse sítio passou a vila, ficou conhecido como a Vila Baleira.